segunda-feira, 15 de junho de 2009

JUBA 2009 - Campeonato Baiano Universitário de Futsal

Domingo, 14 de Junho de 2009.

A Faculdade Ruy Barbosa (FRB) venceu de forma invicta o JUBA (Jogos Universitários da Bahia) 2009 e vai representar o estado no FUTSAL MASCULINO do JUBS durante os dias 14 a 23 de Agosto de 2009 em Fortaleza(CE).

Foi o primeiro time que conseguiu tirar a hegemonia dos ex-atuais campeões baianos da FTC vencendo na raça e nos pênaltis. A FTC, tri-campeã do JUBA (2006, 2007 e 2008) e bi-campeão do Baiano Universitário, também foi o primeiro time de futsal da Bahia a ser terceiro colocado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS 2008), com estrutura esportiva, com "política de incentivos baseada em resultados no esporte" por parte da IES para atletas desportistas, mas isso não bastou.

Em jogo disputado no Ginásio Municipal de Lauro de Freitas(BA) e depois de estar perdendo por 2x0 no primeiro tempo de jogo e por 3x1 no segundo tempo, o time azul e ouro da FRB foi buscar o empate de forma emocionante no finalzinho e com o goleiro pegando 2 tiros livres. Na prorrogação, novo empate em 1x1 dramático (com os gols da FRB faltando 20 segundos de jogos e o empate da FTC faltando 10 segundos de jogo), muito mais emoção dessa forma e levando a partida para as penalidades. E lá o goleiro "Bubba" foi decisivo, agarrou um pênalti (foram 2 na semi-final), garantiu o primeiro título da FRB na história da competição e levando o título de melhor goleiro do JUBA 2009 onde também no primeiro jogo da FRB no JUBA 2009 o outro goleiro da FRB, Diego "Peneira" (Campeão e Melhor Jogador da Final do Torneio Ruy Barbosa de Futsal 2009.1, defendendo um pênalti e um tiro livre) só faltou fazer chover em campo defendendo tudo. Não é de hoje que a FRB tem grandes goleiros defendendo suas balizas: Ricardo "Gordo", Fernando "Golero", Helder Patrício são alguns dos grandes nomes que já defenderam a camisa da FRB.

Vale ressaltar que a comunidade do Futsal da FRB sofreu um grande baque ao saber que não mais poderão contar com o "Barbosão" que é a casa dos salonistas da FRB, por conta de uma nova configuração espacial da sede da faculdade no Rio Vermelho que foi comprada (junto com a FTE e a Área1) pelo grupo FANOR (de Fortaleza) e consequentemente pelo grupo ianque DeVry que planeja dominar o mercado do ensino superior no Norte/Nordeste do Brasil segundo fontes da imprensa estadunidense. Superaram mais essa dificuldade por não mais ter um lugar para treinar e sediar o melhor e mais organizado Torneio de Futsal Universitário da Bahia segundo a própria FBFS (12 anos de sucesso) por conta de uma não política esportiva (culpa também do Ministério do Esporte e do Ministério da Educação) desses grupos e dos que estão a tomar conta do ensino superior no Brasil. Em países desenvolvidos isso que aconteceu com o esporte em uma das mais tradicionais academias do ensino superior da Bahia jamais seria notícia. O interessante é que o esporte universitário nos Estados Unidos é muito forte e chega a ser profissional e quando estes grupos vem ao Brasil comprando o que já é privado, destroem o pouco que tem.

A FRB tentará realizar um sonho pro Futsal do estado que não consegue resultados expressivos, em termos de títulos, já a algum tempo no Futsal de alto rendimento e nem no universitário: no caso, o título do JUBS pro estado. Pena que a Bahia é segunda divisão no esporte universitário também (alguma semelhança com o esporte profissional em diversas modalidades? Isso é outro assunto que escreverei em outro artigo). A FTC conseguiu chegar entre os 4 melhores do Brasil (mas só sobem os dois primeiros) e a FRB tentará superar esse feito para levar a Bahia à primeira divisão (lamentável a forma com que a CBDU não consegue abarcar os 27 estados federativos do país em uma única divisão evidenciando mais uma falta de base como já é de praxe no país, aliás o Brasil não tem base em muitas coisas e seus problemas estão justamente na base como país). Voltando ao torneio, a FTC irá representar o FUTSAL FEMININO no JUBS. Venceu a UEFS, a UFBA e a Maurício de Nassau ficando no quadrangular único com o primeiro lugar.

A premiação dos Campeões será feita em dia, hora e local a serem marcados pela FUBE (Federação Universitária Baiana de Esportes) e pela TV BAHIA (que dá um apoio de certa forma no estado e que também é uma afiliada da Rede Globo do RJ, a mesma empresa que é uma das responsáveis por alguns aspectos negativos nos esportes olímpicos do Brasil na atualidade como, por exemplo, a fuga de patrocinadores no VolleyBall de um país que é Campeão Sualmericano, Panamericano, Mundial e Olímpico, pode isso?). Que país é esse que quer ser potência olímpica e sediar Olimpíadas daqui a 6 anos? As coisas devem ser feitas planejadas para longo prazo, por profissionais e de forma integrada em prol do desenvolvimento da sociedade e de seus habitantes. Existem coisas boas sendo feitas no país, mas de forma "armengada", sem profissionalismo. No Brasil só se faz as coisas a curto prazo, isoladamente, sem profissionais capacitados na área esportiva e todos eles querendo saber quanto de dinheiro vai se levar com aquela iniciativa. ACORDA BRASIL, O FUTURO É FEITO PELO PRESENTE!


Confira a Campanha do Campeão do JUBA 2009 em Lauro de Freitas(BA):

Faculdade Sao Salvador 0 x 2 Faculdade Ruy Barbosa

Faculdade Ruy Barbosa 8 x 2 Faculdade da Cidade

Faculdade Ruy Barbosa 2 x 2 FSBA (ET:0x0 / PK:6x5)

FTC 3 x 3 Faculdade Ruy Barbosa (ET:1x1 / PK:3x4)



Mais informações sobre o JUBS 2009 de Fortaleza (CE) e Esportes Olímpicos Universitários:

Fonte das informações sobre o torneio: FUBE

Autor do texto:
Marcus V. B. Almeida
- Administrador ;
- MBA Sports Management (Gestión de Entidades, Instalaciones y Eventos Deportivos) - EAE Business School Barcelona, España ;
- Master en Administración y Dirección de Empresas - Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) - España ;
- Cursos de Futsal e Futebol na The FA - The Football Association (London, England) e mais de 100 eventos esportivos em 21 países no currículo de gestor e turista esportivo ;
- Ex-atleta (1988-1994).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe sua crítica, elogio, sugestão. A FBFS agradece sua participação na construção de um melhor serviço ao Futsal da Bahia.