Campeão Baiano de 2010: Paulo Afonso Fs.C.
Paulo Afonso Futsal Clube 6 x 3 ECF Eunápolis Futsal
PÚBLICO PAGANTE: 1.461 TORCEDORES
Após conquistar seis medalhas, a Bahia se despede, neste sábado (11.12), das Olimpíadas Escolares (para alunos de 15 a 17 anos), realizadas em Goiânia, capital de Goiás, desde o dia 3 de dezembro. Os atletas baianos das modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei embarcam para Salvador no início da noite e devem chegar ao Aeroporto Luis Eduardo Magalhães às 23h.
Ao todo, 124 atletas baianos estiveram em Goiânia durante a competição, que reuniu 25 Estados do Brasil, além do Distrito Federal, e da delegação de Goiânia, cidade anfitriã. O que totalizou, durante o campeonato estudantil, 27 delegações e um recorde de 4.443 participantes, entre técnicos, atletas e oficiais.
Os atletas baianos, que participaram do evento com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, encerram a participação com seis medalhas - uma de ouro no ciclismo, com Felipe Matheus; duas de prata no taekwondo, com Vítor Oliveira e João Vítor Mendes; e três de bronze, sendo uma da Ginástica Rítmica, com a dupla Gabriela Brentan e Mariana Viana, e duas do Judô, com Rafael Bonfim e Patrícia Ribeiro).
Nas modalidades coletivas, as esperanças de medalha para a Bahia estavam depositadas nas equipes de futsal feminino e de handebol masculino. Porém, apesar do esforço dos desportistas, os resultados finais não foram suficientes para manter as equipes na disputa.
A sexta-feira (10.12) foi decisiva para a Bahia. Era tudo ou nada. O time de handebol masculino e o de futsal feminino ainda tinham chances de se classificar para a etapa semifinal, mas os últimos resultados adiaram a promessa de medalhas para 2011.
No handebol masculino, os meninos chegaram muito perto da vitória. O jogo foi disputado, gol a gol, com a equipe de Rondônia, contudo, mesmo com todo esforço e garra dos garotos, os adversários levaram a melhor, fechando o jogo em 23 a 20.
Já no futsal feminino, o jogo, que prometia ser fácil para a Bahia, acabou se tornando difícil, e as mineiras levaram a melhor, beneficiadas com o desfalque da goleira titular da equipe baiana, que estava suspensa.
As mineiras iniciaram a partida dominando, mas a Bahia, mesmo desfalcada, foi atrás de um resultado positivo, chegando a encostar no placar no segundo tempo. Porém a virada não veio e a derrota por 5 a 3 terminou sendo inevitável. Todos os gols da Bahia foram marcados por Mirella, que além de ser artilheira do time, joga futebol de campo pela equipe do São Francisco e já teve passagens pela seleção brasileira nos gramados. "Mirella é um diferencial no time, ela joga há bastante tempo na nossa equipe de futsal, mas em 2011 vai para os Estados Unidos atuar no futebol de lá", revelou o técnico Ricardo Ramos, ex-goleiro do Esporte Clube Bahia.
Pelo time de Minas Gerais, os gols foram marcados por Flávia (1 gol), Natália (2 gols) e Amanda, que marcou dois e deu muita dor de cabeça à Bahia, devido à habilidade e ao faro de gols. Além de centralizar as atenções da torcida, por estar entre os jovens talentos brasileiros da modalidade, Amanda também se destacou por ter sido incentivada na arquibancada pela presença do ídolo da torcida do Goiás, Rafael Moura. Além de prestigiar a competição, o atleta foi torcer pela irmã caçula.
Artilheiro da Copa Sul-Americana deste ano pelo Goiás, Rafael balançou as redes adversárias nove vezes e contou que, para chegar onde está atualmente, o caminho foi longo e um dia também começou dando os primeiros chutes no colégio no qual estudou. "No início da minha carreira, eu também joguei pela mesma escola. Ver Amanda participar de uma competição grandiosa como essa me enche de orgulho. Adorei assistir a esse jogo dela contra a Bahia" afirmou Rafael, que já defendeu as cores do Esporte Clube Vitória.
Outros resultados da Bahia
Os últimos resultados da Bahia não foram os melhores da competição, mas a garra e a força de vontade dos atletas marcaram cada arremesso, chute e gol. O time de handebol masculino foi derrotado pelo placar apertado de 23 a 20, para Rondônia. O feminino também encarou de igual para igual o time de Goiânia, mas as donas da casa terminaram vencendo por 15 a 13. No basquete, os meninos perderam, por 50 a 27, para o Rio Grande do Sul, enquanto as garotas sofreram a derrota, por 51 a 28, para Sergipe. Com os resultados finais, a delegação baiana está fora da competição, que segue até o domingo (12.12), quando serão realizadas as finais.
Viviane Rezende - de Goiânia (GO)
DRT - 3432
Ascom/Sudesb
11.12.2010
Fonte: Sítio da SUDESB
Todas as atenções da Bahia na etapa das modalidades coletivas das Olimpíadas Escolares, realizadas em Goiânia no período de 7 a 12 de dezembro, estão voltadas para o futsal feminino. Com um time bem preparado e entrosado, as garotas baianas vêm mostrando talento na maior competição do deporto colegial brasileiro, que está reunindo times escolares de todos os Estados do Brasil. Na quinta-feira (9.12), a vitória das baianas foi em cima de Rondônia, pelo placar de 6 a 2. "Viemos com um time bem preparado, temos o objetivo de subir no pódio", afirmou o técnico do time, Ricardo Ramos, ex-goleiro do Esporte Clube Bahia.
Com essa vitória contra Rondônia, e com a derrota anterior, de 3 a 1, para a equipe de Santa Catarina, que está invicta na competição e conta com quatro jogadoras da seleção brasileira, a missão das meninas nesta sexta-feira (10.12) é vencer o time de Minas Gerais, que também foi derrotado pela equipe catarinense. "A nossa única dificuldade será a falta da goleira titular. Teremos que usar a reserva, pois ela foi expulsa, ao colocar a mão na bola fora da área para evitar um gol", disse Ricardo.
Em compensação, Ricardo tem a vantagem de contar com Mirela, que faz parte do time de futebol do São Francisco e já atuou na Seleção Brasileira."Realmente ela é uma jogadora acima da média, mas o resultado final dependerá do conjunto", concluiu o técnico.
O futsal masculino da Bahia também fez boas partidas até o momento, porém não conseguiu atingir a vitória. No último jogo, contra Goiânia, o sucesso esteve nas mãos, mas escorregou ao final da partida. "O mais difícil a equipe conseguiu fazer, que foi virar o jogo, bastava apenas segurar o resultado" disse o técnico Gabriel. O placar de 3 a 3 levou o time para a prorrogação, mas o resultado não foi o mais esperado, os meninos se mostraram mais cansados e a partida acabou em 6 a 4.
A troca entre o goleiro linha, Dersinho, e o goleiro Daniel do time baiano ocorreu durante toda a partida. Todas as vezes que precisava defender, Daniel permanecia em jogo, e quando os baianos partiam para o ataque, rapidamente entrava em quadra, Anderson Campos, chamado de "Dersinho", filho do ex-jogador de futebol, Bebeto Campos, que atuou tanto no Vitória quanto no Bahia. "Meu pai era volante e eu sou atacante, acho que a nossa diferença é essa. No futsal, não gosto muito de fazer o papel do goleiro linha, pois acho que a equipe perde um jogador veloz no contra-ataque, é melhor ficar com o goleiro mesmo e deixar rolar" disse Dersinho que atualmente está dando os primeiros passos no futebol de campo, no Vitória.
Três gols do time baiano foram marcados por Henrique e um por Gabriel Santiago. Para Goiânia, dois foram de Paulino, e os outros de Gabriel Rodrigues, Felipe Oliveira, Felipe Pinheiro e Ade.
Viviane Rezende - em Goiânia (GO)
DRT - 3432
Ascom/Sudesb
10 de dezembro de 2010
Fonte: Sítio da SUDESB
CAMPEONATO BAIANO 2010 - FINAL/JOGO DE IDA
ECF/EUNÁPOLIS FUTSAL X PAULO AFONSO
DATA: 11/12/2010 (SÁBADO) - HORA: 20:00hs.
GINÁSIO DE ESPORTES ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES
CIDADE: EUNÁPOLIS - BAHIA
COMPAREÇA!