terça-feira, 19 de maio de 2009

Novidades para o nosso esporte

Seminário sobre futsal deve render novidades à modalidade O seminário da Fifa sobre o futsal foi encerrado nesta sexta-feira (15/5). O evento ocorreu na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, e envolveu representantes de cerca de 40 países. De acordo com a Fifa, o encontro, que teve início na quarta-feira (13/5), ajudou a entidade a entender as necessidades das associações e as confederações em relação ao desenvolvimento do futsal. Após ouvir vários representantes dos países e continentes, a Fifa se comprometeu em anunciar medidas para atender as necessidades expostas. Temas como a criação de novas competições, mudanças de regras, intercâmbio entre os países e etc. foram discutidos no seminário, que antecede o 59º Congresso da Fifa, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de junho, em Nassau, nas Bahamas. Um dos membros do Comitê de Futsal e Beach Soccer da Fifa, Álvaro Melo Filho, falou sobre os resultados do encontro em Zurique.

O jurista, que também é vice-presidente geral da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS), destacou o excelente momento vivido pelo futsal em todo o planeta. “O fato de termos a realização deste seminário mostra que a modalidade não é apenas um subproduto do futebol, pelo contrário”, explanou o dirigente. “Agora precisamos agir em conjunto. Associações e confederações precisam caminhar em uma direção única, evitando conflitos internos”, complementou. Sobre a criação de novas competições, como a Copa do Mundo de Futsal Feminino ou sub-20, Álvaro Melo Filho, se diz animado. “A Fifa aceitou bem a idéia de ampliarmos o leque de campeonatos mundiais para o futsal. Aliás, o futuro da modalidade depende da criação de novas competições para formarmos cada vez mais atletas e popularizarmos ainda mais o futsal”, explicou.

Olimpíadas A inclusão do futsal no programa dos Jogos Olímpicos pode ganhar um novo aliado. Isto porque a Fifa deve anunciar durante seu congresso a mudança da idade limite para as seleções masculinas de futebol em Olimpíadas, passando de 23 anos, para 21 anos, sem direito à inclusão de atletas com idade superior, como ocorreu até os jogos de Pequim, no ano passado. De acordo com Álvaro Melo Filho, este fator pode ser decisivo para o futuro de ambas as modalidades nas olimpíadas. “A Fifa está protegendo seu principal produto, que é a Copa do Mundo. Com a adoção deste limite o interesse pelo futebol nas olimpíadas tende a cair muito, em uma avaliação pessoal, esta pode ser a grande chance do futsal. Claro que isto depende de costuras políticas e não é algo tão simples”.

Fonte: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/vernoticia.php?id=2657

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe sua crítica, elogio, sugestão. A FBFS agradece sua participação na construção de um melhor serviço ao Futsal da Bahia.