sábado, 5 de setembro de 2009

FBFS - 53 Anos !




Prezados Salonistas,

é com muita satisfação que a Federação Bahiana de Futebol de Salão (FBFS) completa 53 anos de história no Futsal da Bahia no dia de hoje, 05 de Setembro de 2009. O orgão máximo e regulador deste esporte genuinamente brasileiro no Estado da Bahia também completa 50 anos do Campeonato Baiano de Futsal já que a primeira disputa foi realizada em 1959 que evoluiu e sucedeu o campeonato aberto realizado ainda em 1956.

A história conta que o Futsal no Estado da Bahia chegou após viagens de Orlando Simões e Abelardo da Costa Nunes em 1954 ao antigo Estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro. Os dois gostaram muito do que viram e decidiram fomentar o esporte na Bahia. O Sr. Abelardo da Costa Nunes tinha um time chamado Esporte Clube Democrata (baseado na Escola de Aprendiz Marinheiro) que treinava bastante os movimentos do esporte. Após o sucesso da iniciativa, outros clubes da cidade introduziram o futebol de salao como leque de opções de esportes amadores que disponibilizavam aos sócios para a prática esportiva.

O primeiro jogo oficial de Futebol de Salão em Salvador contra o Clube Bahiano de Tênis onde teve na época a cobertura da Revista Esportiva no jogo realizado na quadra do Bahiano de Tênis em Agosto de 1956. Dentre os clubes que estavam treinando o Futsal, a Associação Atlética da Bahia foi convidada a participar dos primeiros jogos oficiais e a equipe também jogaria contra o E.C. Democrata. O primeiro árbitro foi o Sr. Orlando Simões.

Os jogos tiveram os seguintes placares no Clube Bahiano de Tênis e na Associação Atlética da Bahia como sede dos jogos:
Clube Bahiano de Tênis 0 x 1 Esporte Clube Democrata (gol de Garrafa)
Associação Atlética da Bahia 1 x 2 Esporte Clube Democrata

A FBFS foi fundada em Setembro por diversos desportistas representando diversas entidades esportivas da Bahia a saber:
- Abelardo da Costa Nunes (Federação Bahiana de Desportos Terrestres)
- Orlando Simões (Federação Bahiana de Desportos Terrestres)
- Gilberto Tolentino Alves (Associação Atlética da Bahia)
- Carlos Senavox (Clube Popó Baiano)
- Dante Correia da Silva (Clube Popó Baiano)
- Augusto Athayde (Clube Bahiano de Tênis)
- Cláudio Freitas (Democrata)
- Olívio Seijo (Pirajá)
- Luís Vasconcelos (Associação Bahiana de Cronistas Desportivos)
- Alberto Paim (Clube Comercial)

Após reunião a primeira Diretoria ficou assim constituída em 1956:
PRESIDENTE: Abelardo da Costa Nunes
VICE PRESIDENTE: Orlando Simões
TESOUREIRO: Jorge Farias
SECRETÁRIO: Cláudio Farias
RELAÇÕES PÚBLICAS: Luis Vasconcelos

Estes senhores organizaram os departamentos da FBFS na época em um bom trabalho dentre eles a realização da primeira competição. O primeiro Campeonato Aberto Bahiano de Futebol de Salao foi realizado após a fundação da FBFS, no final do ano de 1956 mesmo. Participaram o Esporte Clube Democrata, a Associação Atlética da Bahia, o Clube Bahiano de Tênis, o Flamenguinho, o Clube de Regatas Itapagipe, o Esporte Clube Vitória (que hoje voltou a jogar o nosso Campeonato Bahiano depois de um hiato de alguns anos) e o Irajá. O primeiro Campeão Aberto Bahiano de Futsal foi o E.C. Democrata de forma invicta com o time formado por Robério, Virgílio, Edilardo, Wilson, Edson, Cláudio, Luis, Francisco e Tavares.

Passaram se 53 anos de grandes trabalhos e evolução do esporte na maior parte dos grandes centros urbanos no Estado da Bahia e hoje em 2009, a Diretoria Executiva é assim constítuida:

FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTSAL - FBFS
Fundada em 05 de Setembro de 1956
Praça Castro Alves, 01
Ed. Palácio dos Esportes - 2o. andar
Salas 208/209
CEP: 40020-160 - Salvador-BA
Fone: (71) 3321.9634 - Fax: (71) 3322.5559
e-mail: fbfs@fbfs.com.br
web:
http://www.fbfs.com.br (em reconstrução)
Mapa de localização, clique aqui !

PRESIDENTE: Rosalvo Teixeira Reis Filho
1° VICE: José Geraldo Ribeiro Mota
2° VICE: Noildo Macedo da Paixão
ASS. PRESIDÊNCIA: Gilson George Ferreira
DIRETOR DE ARBITRAGEM: Cristiano Cardoso
SUPERINTENDENTE: Roberval Cidreira
DIRETOR TÉCNICO: Everaldo Ribeiro Vasconcelos
SECRETARIA: Léa Pereira dos Santos

Neste ano de 2009, a FBFS já realiza o Campeonato Baiano de Futsal nas categorias Adulto e Sub-20. Ainda vai realizar a categoria feminina e as subs. Além dos seus certames, existem os projetos da Copa Sertaneja que está sendo realizada com a Liga de Futsal de Feira de Santana com apoio da Subesb e a Liga Nordeste de Futsal promovida pela CBFS e apoia diversas iniciativas no estado e até fora dele. Muitos outros projetos vao ser realizados porque estão planejados pela Diretoria e alguns já em andamento como os próprios certames da FBFS, os certames das entidades esportivas associadas à FBFS, a modernização dos canais de comunicação com o cliente (entidades esportivas e torcedores, futuros patrocinadores e apoiadores, etc) que sao o Orkut (perfil e comunidade que pode ser utilizado o seu fórum existente), o Blog (notícias, avisos, resultados, etc), o Grupos Google (para discussões entre os mais de 420 salonistas cadastrados em menos de 3 meses), o Google Perfil (para informação dos cadastrados no site que integra as ferramentas gratuitas do Google), o Twitter (mini blog), o YouTube (para vídeos), o Fotolog (fotos que formam um diário de fotos), o Picasa Albuns Web (para fotos) e a reconstrução do novo site que está chegando a hora do lançamento com todas as novidades que serao implementadas ao longo do tempo.

É um esforço e trabalho muito grandes com as possibilidades e recursos que a FBFS dispõe em um país que pouco se têm de cultura esportiva a nível de alto rendimento para se tornar uma potência olímpica. Muita coisa tem de ser estudada, planejada e executada no nosso país para que possamos disfrutar de grandes resultados em todos os esportes e nao somente em esportes coletivos. Dentro desse panorama, o nosso esporte é privilegiadíssimo com alguns bons times estruturados a nível internacional (e concentrados em uma parte do país), o Brasil é o maior Campeão do Futsal com 6 títulos e o esporte tem grande potencial para crescer e ser mais difundido ainda pelo país e principalmente em cidades mais afastadas dos centros, desde que se tenha políticas integradas e de longo prazo em favor também do esporte.


A FBFS agradece todas as mensagens de apoio que foram enviadas e desejamos vida longa ao Futsal e à nossa FBFS.

Felicidades Futsal da Bahia, parabéns FBFS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe sua crítica, elogio, sugestão. A FBFS agradece sua participação na construção de um melhor serviço ao Futsal da Bahia.