terça-feira, 24 de abril de 2012

ENTREVISTA - PRESIDENTE DA FBFS - FUTSAL DA BAHIA



Foto: Presidente Rosalvo Teixeira Reis Filho (Arquivo Pessoal)

BATE-BOLA

A grande distância entre as cidades baianas e a falta de apoio do poder público e dos empresários são os maiores adversários do futsal baiano. A afirmação é do presidente da Federação Baiana de Futsal, Rosalvo Teixeira Reis Filho, que desde 2009 está à frente da entidade (com mandato até 2013). “O Futsal na Bahia está em uma situação razoável em comparação a outros estados do Nordeste. Porém, se não fosse a ajuda da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), seria inviável fazer o esporte em nosso Estado”.


Qual a situação atual do Futsal da Bahia?
O Futsal da Bahia está em uma situação razoável, se compararmos com outros estados do Nordeste. A nossa maior participação está nas cidades do interior, notadamente nas categorias adulto (masculino e feminino) e sub-20 (masculino). Já nas categorias sub-17, sub-15 e sub-13 as disputas ficam restritas à região metropolitana de Salvador. No interior, a força está nas regiões Piemonte da Chapada, no extremo-sul e na sudoeste. No Oeste, o destaque fica para as cidades de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Félix do Coribe. Outras cidades que despontam são Juazeiro, Paulo Afonso, Araci e Feira de Santana.


O futsal baiano está em condições de disputar competições no âmbito nacional?
Mais ou menos. As equipes precisam se preparar mais cedo, formando seu plantel de atletas com bastante antecedência das competições que disputarão. Diferentemente de outros estados, aqui na Bahia, infelizmente, não temos equipes exclusivas de futsal, assim como no futebol profissional, ou seja, em um ano temos umas determinadas equipes e no ano seguinte outras diferentes. Isso dificulta o planejamento e a busca de patrocínio. Não fosse a ajuda que a Confederação Brasileira de Futsal fornece às Federações e os subsídios para transporte e hospedagem que ela repassa aos clubes que disputam eventos nacionais (Taça Brasil e Ligas Regionais), fazer futsal em nosso Estado seria inviável.

O que falta para as regiões do Estado em que a modalidade ainda apresenta deficiências?
Mais patrocínio das Prefeituras e dos empresários locais, pois o nosso maior inimigo chama-se distância. O nosso estado é muito grande e as equipes precisam, também, se organizar como equipes praticantes de futsal.

O Campeonato Baiano de 21012 será disputado por regiões (zonais)?
Não podemos afirmar ainda, mas a ideia é sempre começar regionalizando, a fim de diminuirmos as distâncias entre as equipes participantes. Entretanto, o sistema de disputa será definido em razão do número de equipes e cidades inscritas.

Qual a sua avaliação do futsal na região Oeste da Bahia?
Em crescimento. Isso se deve, principalmente, ao trabalho desenvolvido pelos representantes da FBFS Dionísio Tremura (Barreiras) e Reginildo França (Luis Eduardo Magalhães).

Como está o futsal feminino no Estado?
Já foi melhor, com participação de muitas equipes. Hoje estamos reduzidos apenas às equipes da ABF (Salvador), UJACS (Cândido Sales), Escolinha Craque do Futuro (Eunápolis), Lusaca (Dias D’Ávila), Fênix (Canavieiras) e São Francisco do Conde (São F. do Conde).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

FBFS - UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL!

Aos
Futsalonistas da Bahia


Gostaria de levar ao conhecimento de todos mais uma vitória alcançada pela FBFS - Federação Bahiana de Futebol de Salão - Futsal, que após 55 anos de fundação foi reconhecida de Utilidade Pública Estadual, através da Lei 12.379, de 29/12/2011. A Entidade já é reconhecida de Utilidade Pública Municipal, através da Lei 1.898, de 13/09/1966.

Sendo assim, gostaria de compartilhar com todos vocês este momento de alegria e satisfação.


Saudações Esportivas,
Rosalvo Teixeira Reis Filho
Presidente