quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

FBFS Calendário de Atividades 2010


A FBFS - Federação Bahiana de Futsal divulga seu Calendário de Atividades - 2010.

Destaque para a Seleção Baiana Sub 20 Masculino, que será representada pela equipe do Juazeiro Futsal Clube, atual campeã baiana da categoria, no XVII Campeonato Brasileiro, que acontecerá de 15 a 21/Março/2010, na cidade de Palmas (TO).

Calendário completo, clique aqui.

Confira também a proposta de Reestruturação do Futsal Brasileiro da CBFS e o Oficio CL FBFS 004/2010 Clicando aqui (proposta da CBFS) e aqui (ofício FBFS).

Atenciosamente,
Diretoria Executiva FBFS

Melhores do Ano 2009

A SUDESB - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, premiou na noite do dia 24/02/2010, no auditório da UNEB, os melhores do Ano de 2009 e no FUTSAL foram premiados no feminino a atleta Vandinúbia Silva, da equipe Escolinha Craque do Futuro - Eunápolis e no masculino o atleta Antônio Portugal Neto, da equipe da Secretaria de Esportes de São Francisco do Conde.

PARABÉNS!!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Liga de Futsal de Jequié - Nova Diretoria


LIGA DE FUTSAL DE JEQUIÉ
Fundada em 9 de julho de 2004
Av. Presidente Vargas, 575 Jequiezinho (sede provisória)
Jequié-Ba
CEP – 45205-000
Email-ligadefutsaldejequie@hotmail.com


Presidente: Carlos Alberto Andrade Miranda
1º - Vice: Marcos Vinicius Porto Novais
2º - Vice: Jaime José de Oliveira Filho
Diretor de Arbitragem Ahirton Barreto Santos Filho
Diretor de Comunicação e Marketing: Luciano Ferreira Bittencourt

Fonte: Blog Esporte Jequié

Futsal e Futebol de campo – parceiros ou adversários?

LIGA DE FUTSAL DE JEQUIÉ

Fundada em 9 de julho de 2004

Av. Presidente Vargas, 575 Jequiezinho – CEP – 45205-000 Jequié/Ba. (sede provisória)

Jequié-Ba

Email-ligadefutsaldejequie@hotmail.com


Futsal e Futebol de campo – parceiros ou adversários?

Inserido na Linha de Pesquisa Atividade Física e Rendimento

Como esporte número 1 do mundo, as questões do futebol de campo sempre chamaram a atenção e interesse de grande parte da população de inúmeros países. Desde a primeira conquista de um campeonato mundial em 1958, o Brasil tornou-se alvo da atenção especial dos meios futebolísticos mundiais. Na sombra do Futebol de campo, o FUTSAL é hoje considerado um dos três esportes mais populares de nosso país. Nos últimos anos, tem conquistado lugar de destaque entre os esportes de quadra, sendo praticado por milhões de pessoas em todos continentes; tanto como forma de lazer, quanto sob a forma de esporte competitivo.

A similaridade entre o Futebol e o Futsal, aliado ao fato de não existir muitas opções de campos de várzea, têm direcionado as crianças e jovens a primeiramente praticar o Futsal em escolas e escolinhas esportivas para, que mais tarde, sejam encaminhadas ou convidadas a jogarem o Futebol em clubes profissionais.

Dentro contexto acima, tem-se observado que muitos destes jovens, no momento desta mudança, geralmente do Futsal para o Futebol, não conseguem se adaptar às exigências que o novo ambiente exige; principalmente no que diz respeito aos aspectos técnicos, táticos (basicamente, a utilização adequada dos espaços do campo) e físicos (adaptação fisiológica dos deslocamentos curtos, com pouco tempo de recuperação para deslocamentos de maior distância e, com mais tempo de recuperação durante o jogo). Como exemplo, podemos citar atletas famosos do Futsal como Ortiz, Manoel Tobias e Falcão que, talvez pela idade mais avançada, não conseguiram se adaptar e se reciclar às exigências do Futebol.

Na busca de razões para tanto sucesso, treinadores, preparadores físicos e cientistas esportivos, nos acompanham em nossas indagações. Seria o Futsal um dos responsáveis pelo o surgimento e, por que não dizer, fornecimento de um número inesgotável de novos talentos para o Futebol de campo? Qual a idade mais indicada desta transição? Quais aspectos do Futsal contribuem na performance no Futebol? Quais aspectos desenvolvidos no Futsal que dificultam durante esta transição?

Na procura desta resposta, cabe-nos ressaltar que não existem dados respaldados cientificamente em literaturas que nos orientem na obtenção de informações sobre os fatores de transição do futsal para o futebol, ou do futebol para o futsal.

Identificar como foi o inicio e com qual idade este atletas começaram a participação nestes esportes.

Saber qual a opinião dos atletas quanto à transição indicada, à idade e forma que deverá ocorrer.

Identificar quais as diferenças mais significativas de um esporte para o outro.

O estudo é do tipo qualitativo e se caracteriza por uma pesquisa descritiva exploratória.

Foram entrevistados 12 atletas de Futsal da categoria adulto masculino e 12 atletas de Futebol de Campo da categoria profissional, de um Clube Federado, do município de Canoas.

Para efetuar a análise e interpretação deste estudo, além do referencial de literatura, foram utilizados os dados coletados nos relatos e opiniões dos Atletas referentes aos questionamentos levantados e que por fim transcritos de forma descritiva.

A maioria dos atletas tiveram o incentivo da família para o começo no esporte. (apareceram os indicadores professor da escola e colega);

Todos acreditam que a transição do Futsal para o Futebol seja o indicado;

Alguns ainda acreditam que seja possível jogar as duas modalidades e optar mais tarde;

Com relação à idade mais indicada, embora tenha sido bem diversificada, apresentou uma tendência de respostas dos 13 - 14 anos para esta transição;

Segundo a opinião dos atletas, as diferenças mais marcantes de uma modalidade para a outra são: no futsal requer mais velocidade, mais precisão no passe, mais movimentação, deve-se saber jogar em todas as posições, os espaços são mais reduzidos, aumenta a velocidade de raciocínio e é mais utilizada a parte anaeróbica; já no futebol a mais espaços de jogo; as falhas individuais, tantos técnicas quanto táticas aparecem mais no futebol; é utilizada mais a parte de resistência; é necessário um período a adaptação ao equipamento de jogo (chuteira).

Acessem o blog: esportejequie.blogspot.com