terça-feira, 29 de setembro de 2009

COPA SERTANEJA DE FUTSAL FEMININO

Programação de Abertura da COPA SERTANEJA DE FUTSAL FEMININO
Dia 03 de outubro de 2009 - sábado
Às 19 hs -
Local: Câmara de Vereadores de Santa Bárbara
APRESENTAÇÃO DA COPA SERTANEJA DE FUTSAL FEMININO
(Entrega do caderno de intenções constando: regulamento, instruções, sistema de disputa, tabela e material esportivo aos participantes)
Às 20 hs -
Local - Quadra Esportiva Municipal
Jogo de Abertura - SANTA BÁRBARA X AMÉLIA RODRIGUES
Fineza levar a bandeira do município para o desfile.
Cláudio Boaventura
Coordenador
9961-9671 - 8823-9353 - 8186-5516 - 9194-1464

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Notícias Copa Sertaneja de Futsal


Sexta-feira, 11 de Setembro de 2009

COPA SERTANEJA DE FUTSAL FEMININO

SEMANA DECISIVA
Esta próxima semana será decisiva para a estrutura da COPA SERTANEJA DE FUTSAL FEMININO que deverá ter a participação de quatorze ou quinze municipios da macro região de Feira de Santana, e para isso estamos fazendo gestões no sentido da confirmação de mais duas cidades neste certame que terá a chancela da Federação Bahiana de Futebol de Salão, o apoio da SUDESB e a realização e promoção da Liga de Futsal de Feira de Santana.
Amélia Rodrigues, Barrocas, Biritinga, Capim Grosso, Conceição do Coité, Feira de Santana, Quixabeira, Pedras Altas, Ribeira do Pombal, Santa Bárbara, Santo Estevão, São José do Jacuipe, Serrinha e Teofilândia, estarão presentes na maior competição de futsal feminino da nossa região.
Estaremos confirmando até a próxima semana a data de inicio, juntamente com a Tabela e o sistema de disputa.

Resultados - Campeonato Baiano Masculino 2009: Todas categorias

Rodada que terminou neste fim de semana (13 de Setembro)

ADULTO
São F. do Conde 1x0 FTC*
Vitória/Camaçari 2x3 JR Baterias
Maurício Nassau 4x4 Feira de Santana

SUB 20
ISBA/Datageo 1x0 Itaparica*
AABB/Incomaf 4x1 Gregor Mendel

* partida vencida por W.O.

NOVOS CAMPEONATOS - EM BREVE DISPONIBILIZAREMOS TABELA COMPLETA AO PÚBLICO GERAL.
Sub 13 - Sartre-COC 3x6 Colégio Módulo
Sub 15 - Sartre-COC 5x9 Colégio Módulo
Sub 17 - Sartre-COC 4x2 Colégio Módulo

Observação:
A Diretoria Executiva da FBFS está analisando o caso do ocorrido com a FTC para solucionar o problema o mais rápido possível.

domingo, 6 de setembro de 2009

Resultados - Campeonato Baiano Masculino 2009: Adulto e Sub-20


RODADA DO FINAL DE SEMANA:

ADULTO
FTC 4x3 SFConde
Feira de Santana 4x2 E.C.Vitória/Camaçari

SUB 20
Juazeirense Futsal 7x1 AABB/Incomaf
Juazeirense Futsal 8x3 Itaparica

sábado, 5 de setembro de 2009

FBFS - 53 Anos !




Prezados Salonistas,

é com muita satisfação que a Federação Bahiana de Futebol de Salão (FBFS) completa 53 anos de história no Futsal da Bahia no dia de hoje, 05 de Setembro de 2009. O orgão máximo e regulador deste esporte genuinamente brasileiro no Estado da Bahia também completa 50 anos do Campeonato Baiano de Futsal já que a primeira disputa foi realizada em 1959 que evoluiu e sucedeu o campeonato aberto realizado ainda em 1956.

A história conta que o Futsal no Estado da Bahia chegou após viagens de Orlando Simões e Abelardo da Costa Nunes em 1954 ao antigo Estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro. Os dois gostaram muito do que viram e decidiram fomentar o esporte na Bahia. O Sr. Abelardo da Costa Nunes tinha um time chamado Esporte Clube Democrata (baseado na Escola de Aprendiz Marinheiro) que treinava bastante os movimentos do esporte. Após o sucesso da iniciativa, outros clubes da cidade introduziram o futebol de salao como leque de opções de esportes amadores que disponibilizavam aos sócios para a prática esportiva.

O primeiro jogo oficial de Futebol de Salão em Salvador contra o Clube Bahiano de Tênis onde teve na época a cobertura da Revista Esportiva no jogo realizado na quadra do Bahiano de Tênis em Agosto de 1956. Dentre os clubes que estavam treinando o Futsal, a Associação Atlética da Bahia foi convidada a participar dos primeiros jogos oficiais e a equipe também jogaria contra o E.C. Democrata. O primeiro árbitro foi o Sr. Orlando Simões.

Os jogos tiveram os seguintes placares no Clube Bahiano de Tênis e na Associação Atlética da Bahia como sede dos jogos:
Clube Bahiano de Tênis 0 x 1 Esporte Clube Democrata (gol de Garrafa)
Associação Atlética da Bahia 1 x 2 Esporte Clube Democrata

A FBFS foi fundada em Setembro por diversos desportistas representando diversas entidades esportivas da Bahia a saber:
- Abelardo da Costa Nunes (Federação Bahiana de Desportos Terrestres)
- Orlando Simões (Federação Bahiana de Desportos Terrestres)
- Gilberto Tolentino Alves (Associação Atlética da Bahia)
- Carlos Senavox (Clube Popó Baiano)
- Dante Correia da Silva (Clube Popó Baiano)
- Augusto Athayde (Clube Bahiano de Tênis)
- Cláudio Freitas (Democrata)
- Olívio Seijo (Pirajá)
- Luís Vasconcelos (Associação Bahiana de Cronistas Desportivos)
- Alberto Paim (Clube Comercial)

Após reunião a primeira Diretoria ficou assim constituída em 1956:
PRESIDENTE: Abelardo da Costa Nunes
VICE PRESIDENTE: Orlando Simões
TESOUREIRO: Jorge Farias
SECRETÁRIO: Cláudio Farias
RELAÇÕES PÚBLICAS: Luis Vasconcelos

Estes senhores organizaram os departamentos da FBFS na época em um bom trabalho dentre eles a realização da primeira competição. O primeiro Campeonato Aberto Bahiano de Futebol de Salao foi realizado após a fundação da FBFS, no final do ano de 1956 mesmo. Participaram o Esporte Clube Democrata, a Associação Atlética da Bahia, o Clube Bahiano de Tênis, o Flamenguinho, o Clube de Regatas Itapagipe, o Esporte Clube Vitória (que hoje voltou a jogar o nosso Campeonato Bahiano depois de um hiato de alguns anos) e o Irajá. O primeiro Campeão Aberto Bahiano de Futsal foi o E.C. Democrata de forma invicta com o time formado por Robério, Virgílio, Edilardo, Wilson, Edson, Cláudio, Luis, Francisco e Tavares.

Passaram se 53 anos de grandes trabalhos e evolução do esporte na maior parte dos grandes centros urbanos no Estado da Bahia e hoje em 2009, a Diretoria Executiva é assim constítuida:

FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTSAL - FBFS
Fundada em 05 de Setembro de 1956
Praça Castro Alves, 01
Ed. Palácio dos Esportes - 2o. andar
Salas 208/209
CEP: 40020-160 - Salvador-BA
Fone: (71) 3321.9634 - Fax: (71) 3322.5559
e-mail: fbfs@fbfs.com.br
web:
http://www.fbfs.com.br (em reconstrução)
Mapa de localização, clique aqui !

PRESIDENTE: Rosalvo Teixeira Reis Filho
1° VICE: José Geraldo Ribeiro Mota
2° VICE: Noildo Macedo da Paixão
ASS. PRESIDÊNCIA: Gilson George Ferreira
DIRETOR DE ARBITRAGEM: Cristiano Cardoso
SUPERINTENDENTE: Roberval Cidreira
DIRETOR TÉCNICO: Everaldo Ribeiro Vasconcelos
SECRETARIA: Léa Pereira dos Santos

Neste ano de 2009, a FBFS já realiza o Campeonato Baiano de Futsal nas categorias Adulto e Sub-20. Ainda vai realizar a categoria feminina e as subs. Além dos seus certames, existem os projetos da Copa Sertaneja que está sendo realizada com a Liga de Futsal de Feira de Santana com apoio da Subesb e a Liga Nordeste de Futsal promovida pela CBFS e apoia diversas iniciativas no estado e até fora dele. Muitos outros projetos vao ser realizados porque estão planejados pela Diretoria e alguns já em andamento como os próprios certames da FBFS, os certames das entidades esportivas associadas à FBFS, a modernização dos canais de comunicação com o cliente (entidades esportivas e torcedores, futuros patrocinadores e apoiadores, etc) que sao o Orkut (perfil e comunidade que pode ser utilizado o seu fórum existente), o Blog (notícias, avisos, resultados, etc), o Grupos Google (para discussões entre os mais de 420 salonistas cadastrados em menos de 3 meses), o Google Perfil (para informação dos cadastrados no site que integra as ferramentas gratuitas do Google), o Twitter (mini blog), o YouTube (para vídeos), o Fotolog (fotos que formam um diário de fotos), o Picasa Albuns Web (para fotos) e a reconstrução do novo site que está chegando a hora do lançamento com todas as novidades que serao implementadas ao longo do tempo.

É um esforço e trabalho muito grandes com as possibilidades e recursos que a FBFS dispõe em um país que pouco se têm de cultura esportiva a nível de alto rendimento para se tornar uma potência olímpica. Muita coisa tem de ser estudada, planejada e executada no nosso país para que possamos disfrutar de grandes resultados em todos os esportes e nao somente em esportes coletivos. Dentro desse panorama, o nosso esporte é privilegiadíssimo com alguns bons times estruturados a nível internacional (e concentrados em uma parte do país), o Brasil é o maior Campeão do Futsal com 6 títulos e o esporte tem grande potencial para crescer e ser mais difundido ainda pelo país e principalmente em cidades mais afastadas dos centros, desde que se tenha políticas integradas e de longo prazo em favor também do esporte.


A FBFS agradece todas as mensagens de apoio que foram enviadas e desejamos vida longa ao Futsal e à nossa FBFS.

Felicidades Futsal da Bahia, parabéns FBFS!


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Copa de Futsal Feminino é lançada na Bahia


Chegou à hora das meninas do interior baiano mostrarem talento no futsal. Nessa sexta-feira (28) foi lançada durante uma reunião no Auditório do Centro das Indústrias de Feira de Santana, a Copa Sertaneja de Futsal Feminino, promovida e organizada pela Federação Baiana de Futsal em parceira com o Governo do Estado, através da Sudesb. O evento que será iniciado em setembro contará com 12 municípios participantes, que terão as suas equipes divididas em três grupos, nos quais apenas as equipes que fizerem melhor campanha e maior pontuação se classificarão para a fase final.

Durante a reunião que contou com a participação de membros da Sudesb, da Federação Baiana de Futsal, representantes de diversos municípios do sertão baiano e de entidades ligadas a modalidade no Estado foram definidas: as equipes que participarão do torneio, as cidades sedes, o início da competição, tópicos de inscrições, arbitragem, regulamento, sistema de disputa e nomenclatura da Copa.

A abertura da competição será realizada no dia 25 de setembro em Serrinha. As divisões dos três grupos de disputa foram feitas de acordo com a proximidade dos municípios. O grupo A está formado por Feira de Santana, Santa Bárbara, Santo Estevão e Amélia Rodrigues. O grupo B foi composto por Serrinha, Barrocas, Coité e Ribeira do Pombal. E o grupo C ficou com Capim Grosso, Quixabeira, São José e Pedras Altas. "Os municípios só precisarão disponibilizar segurança e uma ambulância durante as partidas, pois a premiação, arbitragem, bolas e outros custos serão fornecidos pela Sudesb", afirmou o Coordenador de Excelência da Sudesb, Sinval Vieira.

Fonte: Viviane Rezende (ASCOM-SUDESB) no sítio web da SUDESB

Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia
Ladeira da Fonte das Pedras, s/n, Nazaré, Salvador/BA
CEP: 40.050-565 Tel:(71) 3117-7400;
Expediente: segunda a sexta-feira, das 8:30h às 18:00h

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Aniversário da FBFS - 53 anos


Prezados Salonistas,

a FBFS completará 53 anos no sábado, 05 de Setembro. Fundada em 1956, o orgão máximo e regulador do esporte na Bahia será homenageado no jogo Feira de Santana x E.C. Vitória/Camaçari, certame pertencente a rodada deste fim de semana pelo Campeonato Baiano de Futsal Adulto 2009.

A cerimônia organizada pela Liga de Futsal de Feira de Santana começará às 18hs no Ginásio Oyama Pinto (mantido pela Prefeitura da cidade de Feira de Santana) com o hasteamento do pavilhão nacional em honra da FBFS.

Também será realizada uma missa na Igreja da Piedade às 17h30min em ocasião do aniversário no mesmo dia.

Compareçam em mais essa festa do esporte genuinamente brasileiro: Futsal!

Atenciosamente,
FBFS - INTERNET

Campeonato Baiano Feminino e Subs de 2009

Prezados Salonistas,

a DIRETORIA EXECUTIVA da FBFS informa que todas as informações (Tabelas, Sistemas de Disputa, etc) do Campeonato Baiano Feminino 2009 e do Campeonato Baiano Sub-13,Sub-15 e Sub-17 serão liberadas na semana que vem para conhecimento do público geral.

Dúvidas podem entrar em contato com a Sede da FBFS no telefone 33219634 ou e-mail fbfs@fbfs.com.br .

Atenciosamente,
FBFS - INTERNET

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Fotos do Futsal Bahiano na Web


Prezado Sslonista,

a partir de hoje disponibilizaremos além do Álbum de Fotos no Orkut e de fotos no Fotolog, um álbum de fotos no Picasa Web Albuns, mais uma ferramenta de interação com os senhores.

Podem acessar clicando aqui ou no banner na coluna direita do Blog que o(a) senhor(a) lê no momento.

As fotos disponibilizadas nos são enviadas ou achadas pela Internet, além do nosso arquivo. Em breve disponibilizaremos fotos antigas que por ventura consigamos recuperar em nossos arquivos.


Atenciosamente,
DIRETORIA EXECUTIVA
FBFS - INTERNET

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Classificação Campeonato Baiano 2009: Sub-20

CAMPEONATO BAIANO SUB-20:


COLOCAÇÃO (SIMPLIFICADA)*


1 - Juazeirense Futsal - 12pts / 4J / 4V / 19SG / 4,17GA / 25 GP

2 - AABB/Incomaf - 9pts / 4J / 3V / 5 SG / 1,5 GA / 15 GP

3 - ISBA/Datageo - 9pts / 5J / 3V / 17 SG / 2,42 GA / 29 GP

4 - Gregor Mendel - 3pt / 5J / 1V / -4 SG / 0,75 GA / 12 GP

5 - Itaparica - 0pt / 4J / 4D / -37 SG / 0,14 GA / 6 GP


Art. 50 – Os critérios de desempate a serem aplicados, sucessivamente, são os seguintes: a) Confronto direto; b) Maior número de vitórias; c) Maior saldo de tentos; d) “Gol average”; e) Maior número de tentos feitos; f) Sorteio na sede da FBFS.

§ 1o. – O critério de desempate por confronto direto somente será utilizado se apenas duas equipes terminarem empatadas em número de pontos ganhos.

§ 2o. – Em caso de desempate por “gol average” dividir-se-á o número de tentos positivos pelos negativos, considerando-se classificada a Associação que obtiver o maior coeficiente e quando uma equipe não sofrer tento, ela será a classificada, pois zero é infinito, o que impossibilita a divisão, assegurando à Associação sem tentos sofridos a classificação pelo sistema “average”.


ESTATÍSTICAS GERAIS (ACUMULADO)

Jogos: 11

Gols: 87

Média de gols: 7,90 gols

Defesa menos vazada: Juazeirense Futsal 6 gols

Defesa mais vazada: Itaparica 43 gols

Ataque mais positivo: ISBA/Datageo 29 gols

Ataque mais negativo: Itaparica 6 gols



RODADA #5

Jogos: 3

Gols: 23

Média de gols: 8 gols

Defesa menos vazada: ISBA/Datageo 0 gols

Defesa mais vazada: Itaparica 10 gols

Ataque mais positivo: Juazeirense Futsal 16 gols

Ataque mais negativo: Gregor Mendel 1 gol



Qualquer discordância dos dados, sintam-se livre para enviar uma mensagem, observando o regulamento!